FOLK Cantanhede 2017
8 a 15 de Julho

..................................

Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

...............................

Associação CIOFF Portugal


Folk Cantanhede 2008

FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore 2008

Data: 5 a 12 de Julho 2008

Grupos Participantes:

  • Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede – Portugal
  • Grupo Típico de Ançã – Cantanhede – Portugal
  • Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira – Portugal
  • Rancho Folclórico Rosas do Lena – Batalha
  • “VOLKSTANZGRUPPE” – Alemanha
  • Los Mackay Y Ballet Malambo Argentino – Argentina
  • Szinvavölgyi  Folk  Ensemble – Misckolk – Hungria
  • Folklore Ensemble “Grigor Prlicev” – Macedónia
  • “ALEGRIA MEXICANA” Folclor Joven de La Prepa Tec – Monterrey – México
  • Folk Group Of Song And Dance “Jubilat” – Polónia

Links:

Descrição/Mensagem:

Minhas Senhoras e meus senhores

Fruto de um trabalho de duas décadas e meia, o GRUPO FOLCLÓRICO CANCIONEIRO DE CANTANHEDE conquistou um importante espaço no panorama da cultura tradicional portuguesa, que começa extravasar e se afirma cada vez mais no plano internacional.

O FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore é uma iniciativa que foi lançada pelo CANCIONEIRO DE CANTANHEDE, no ano de 2006, assente em valores primordiais da vida, como é a “Paz” e a “Alegria” entre os povos, num ambiente fraterno que não distingue raças, ideologias e religiões.

Projectar Cantanhede no país e no mundo foi outro dos objectivos pretendidos pela Comissão Executiva do FOLK Cantanhede, ao apresentar, logo à nascença, a sua candidatura ao CIOFF – Conselho Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. Neste contexto, após duas edições, os propósitos foram conseguidos, de acordo com o parecer da Comissão Técnica do CIOFF Portugal, e o FOLK Cantanhede vai receber das mãos do Presidente desta Instituição Internacional, ligada à UNESCO, as insígnias e a bandeira do CIOFF, que será hasteada em 2009, com toda a certeza.

Por outro lado, o FOLK Cantanhede continua a contribuir fortemente para o desenvolvimento e enriquecimento cultural das gentes do Concelho de Cantanhede, ao fomentar o contacto com culturas tão diferenciadas e tão ricas, como são as que já passaram pelo evento.

Este ano, o FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore conta com a participação de seis grupos estrangeiros, oriundos da Argentina, Alemanha, Hungria, Macedónia, México e Polónia, estando a representação nacional a cargo do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Grupo Típico de Ançã, Grupo Folclórico Rosas do Lena – Batalha e Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira. Para todos eles desejamos uma óptima estadia em Cantanhede.

Aproveito a ocasião para manifestar o nosso agradecimento às entidades públicas e privadas, que desde a primeira hora acreditaram nas capacidades do CANCIONEIRO DE CANTANHEDE, no seu potencial e na importância do FOLK Cantanhede no panorama da cultura concelhia e regional.

Finalmente, em meu nome pessoal, da Direcção do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede e da Comissão Executiva do FOLK Cantanhede, expressar a sincera gratidão a todos os componentes do grupo pela forma fantástica e incansável como se entregam à causa desde a primeira hora, pois sem a sua colaboração desmedida e desinteressada este sonho não se teria tornado realidade. Para todos nós é uma honra fazer parte desta grande família!

No ano comemorativo das sua “Bodas de Prata”, o GRUPO FOLCLÓRICO CANCIONEIRO DE CANTANHEDE apresenta ao Concelho o FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore 2008, um acontecimento dedicado a toda a população e que será certamente vivido com muita intensidade. Vamos Vive-lo com muita PAZ e Alegria.

Folk2008 image_306 image_945 image_270